Skip to content

Nossos Serviços

Deixe-nos ajudá-lo a identificar e controlar a sua dor persistente na face, mandíbula e cabeça quando causada pela DTM ou outras condições orofaciais incluindo estalidos ao movimentar a boca, impossibilidade de abrir ou fechar a mesma e dores de dente atípicas (dor no dente e não dor de dente). Nós também oferecemos cuidados para condições como boca seca ou queimante (Síndrome da boca ardente), lesões da boca e distúrbios respiratórios do sono como apneia do sono e ronco.

Os serviços são coordenados por uma equipe de dentistas, fonoaudióloga e psicóloga, todos especializados em DTM/DOF, motricidade oral e dor e consultas com outras especialidades medicas e odontológicas são solicitadas conforme necessário.

A primeira consulta envolve uma avaliação pelos membros da nossa equipe. Um plano de tratamento individualizado é, então, concebido para cada paciente.

A causa exata do desenvolvimento da DTM numa pessoa é muitas vezes difícil de ser determinada. A dor pode ser devida a uma combinação de problemas, por exemplo, artrite,  trauma na mandíbula, movimentos repetitivos com a boca como roer unhas, morder os lábios,etc. O apertar ou ranger dos dentes pode para algumas pessoas gerar dor ou cansaço na face, mas muitas pessoas habitualmente rangem ou apertam os seus dentes e não desenvolvem qualquer tipo de sintomatologia ou dor. Portanto é necessário que avaliemos cada aspécto de maneira individial, customizando o tratamento para a obtenção de um melhor resultado.

Na maioria dos casos, a dor e o desconforto associados a DTM podem ser aliviados com auto-cuidados ou tratamentos não cirúrgicos.

Se preparando para a primeira consulta

Responda ao questionário WISE antes da primeira consulta.

  • Qual é o objetivo deste questionário?
    Este questionário serve como um pré-exame para avaliar suas queixas.
    Suas respostas nos ajudam a entender seus sintomas e o sofrimento relacionado a eles.
    Elas direcionam a uma consulta eficiente e propõem um correto tratamento.

Como é composto o questionário WISE

  • A estrutura da pesquisa inclui as seguintes perguntas:                                                            Informação pessoal
    Queixa principal (motivo pelo qual voce nos procurou)
    Outras queixas
    Tratamentos anteriores + medicamentos
    Pensamentos relacionados a situaçoes + sentimentos
    Perguntas de encerramento e feedback

Faça a sua autoavaliação                                                                      cliqueWISE

Na página inicial altere para o idioma - Português do Brasil e siga as orientações.                                                                                                        Obrigado pelo tempo que dispensou para concluir este questionário. As informações facultadas nos ajudarão a focar a avaliação nos aspectos mais relevantes durante a sua consulta. Agradecemos sua paciência e esperamos encontrá-lo em breve.

ATENÇÃO Ao final de suas respostas será gerado um link como o exemplo abaixo. Favor copiar o mesmo e nos envie no email: asgatm@asgatm.com

https://open-wise.healyourself.com/wise/scr/suchergebnis_daten_261356.php?params=261356,282,OlXwM1ZlGxIyuJ2tspN,pt-BR 

Terapias

A maioria das DTMs normalmente são controladas com terapias não farmacológicas e caseiras. Entre elas incluímos:

Terapia Física

Os procedimentos realizados na clínica poderão incluir o emprego de ultra-som, calor/frio húmido/seco, técnicas de manipulação manual intra muscular (agulhamento seco), exercícios de alongamento e relaxamento dos músculos mastigação e cervicais. Programas de recoordenação dos movimentos mandibulares, posturais e de respiração.

Orientação

A “Terapia da fala” , a mais importante parte desse tratamento consiste na transmissão do conhecimento ao paciente da sua condição de doença e a partir desse momento uma maior adesão e cooperação ocorrerá por parte do mesmo no controle do seu problema. Após esse entendimento o paciente será instruído a realização de um programa caseiro monitorado e assistido por nosso grupo de profissionais. Aconselhamento e educação podem ajudar você a entender os fatores e comportamentos que podem gerar ou agravar a sua dor, para que você possa evitá-los. Os exemplos incluem o ranger ou apertar os dentes, roear as unhas, morder a lingua, lábios ou bochecha ou todo e qualquer movimento que você realize com a boca sem uma finalidade funcional.

Placas de mordida

Muitas vezes, as pessoas com dor por DTM como uma dor persistente nas laterais da face, irão se beneficiar usando um aparelho confeccionado pelo dentista chamado “placa de mordida” que consiste de uma placa acrílica colocada entre os seus dentes (superior / inferior). As razões pelas quais estes dispositivos são benéficos não são bem compreendidas. Por isso existe uma tendência de menor emprego dos mesmos até que uma melhor compreensão dos reais mecanismos gerados por elas seja descobertos. Uma grande maioria dos pacientes com DTM melhoram sem o uso da mesma.

Estilo de vida e terapias caseiras

Tornar-se cada vez mais consciente dos efeitos das tensões do dia a dia e como elas podem estarem relacionadas com os hábitos de apertar ou ranger os seus dentes, mesmo que levemente, de noite ou de dia, ou qualquer movimento que você realize com a boca sem um finalidade funcional, irá ajudá-lo a reduzir sua queixa de dor. As dicas a seguir podem ajudá-lo a aliviar os sintomas da DTM quando estiver sentindo dor:

  1. Alimentação - Evite o uso excessivo dos músculos da boca. Coma alimentos moles em pedaços pequenos. Evite alimentos pegajosos ou difíceis de serem mastigados. Evite gomas de mascar.
  2. Alongamento e massagem - Aprenda a fazer exercícios de alongamento e fortalecimento dos músculos mandibulares e como realizar uma alta massagem.
  3. Calor ou frio - Aplicação de calor (seco ou úmido) ou gelo, no lado do seu rosto que apresentar dor ou em ambos se a dor estiver presente bilateralmente contribuem muito para o alivio da dor.

Terapias alternativas e complementares

Essas técnicas por vezes podem ajudar a controlar a dor crônica frequentemente associada as DTMs. Os exemplos incluem:

Manipulação manual intramuscular (agulhamento seco)

Um dos maiores mecanismos de dor muscular é a presença de pontos gatilho miofasciais nos músculos da mastigação. Um especialista treinado nessa técnica faz a sua eliminação, inserindo agulhas finas (agulhas de acupuntura) nesses pontos específicos dolorosos musculares.

Técnicas de relaxamento

Entre as mais diversas técnicas existentes controlar e realizar uma respiração corretamente contribui de maneira efetiva no controle das dores por DTM

Biofeedback

Técnica pela qual o paciente toma consciência dos modos de funcionamento de sua boca e adquire domínio sobre eles contribuindo assim para o controle dos hábitos errados que ele desenvolveu com a sua boca ao longo dos anos mas que são desconhecidos à ele.